quarta-feira, 24 de julho de 2013

DECORAÇÃO – COZINHAS – COMO ECONOMIZAR NA CONSTRUÇÃO OU REFORMA

A cozinha é um dos ambientes mais caros para construir ou reformar. Eletrodomésticos, revestimentos, hidráulica… não é fácil!  E como economia é sempre bom, aí vão algumas dicas para vc gastar menos e ter uma cozinha bonita e funcional:
1) Reforma: Os armários estão com a estrutura perfeita mas tem uma cara de “passado” terrível ? Que tal trocar ou reformar somente as portas? Veja estas imagens que “catei” lá no Blog da Reforma (que eu adoro! Os textos da Lilly são super interessantes e engraçados) : Os armários são os mesmos! – Clica que aumenta!
 
2) Outra idéia que na foto acima também foi usada, é: Simplificar! Claro, simplificar sempre fica mais barato e muitas vezes fica mais bonito e funcional: Veja que na direita foram retiradas as portas. Outra coisa: Aqueles aramados maravilhosos, puxadores cheios de firulas, todas as coisas que podem ser lindas e até quem sabe, ajudar um pouco a organização: Pense bem na relação custo x benefício e manutenção! Para ser bom e durável, é mais caro… ás vezes bem mais caro. Veja se vale mesmo antes de acrescentar ao projeto ou se não há algo mais importante e necessário que vc pode trocar por isso. E não esqueça: Quanto mais “coisinhas” vc tiver, mais vc vai trabalhar para manter limpo!
3) Use base de alvenaria para diminuir o gasto com o piso e, de quebra, facilitar a limpeza! Aliás, pense no uso de alvenaria no geral!
4) Pense em praticidade e durabilidade, além do preço, beleza e moda, principalmente, tente não pensar muito em moda. Tudo que está na moda é mais caro do que deveria custar, somente porque está na moda !  Pense mais no clássico do que na moda, porque a verdade é que o clássico não sai de moda. O velho e bom granito continua aí pq é durável, prático e relativamente barato. Bancada de madeira é linda, mas não é, mesmo, o melhor revestimento para lugares onde haja contato permanente com a água! Ela vai necessitar de manutenção anual, no mínimo, para manter as características que NÃO SÃO naturais dela. Assim como o Mármore é POROSO, o que quer dizer que são menos higiênicos no sentido de acumularem mais facilmente microorganismos nocivos. É claro que cada vez mais existem produtos e mais produtos, tratamentos e mais tratamentos para não permitir ou evitar ao máximo que isso aconteça, mas isso custa dinheiro e exige manutenção, bem menor que a necessária com o granito, naturalmente mais duro, resistente à absorção de água e à abrasão.
5) Não economize na QUALIDADE dos materiais hidráulicos. Não estou falando de moda, mas de produtos de melhor qualidade dos materiais de que são feitos: Tubos, conexões, torneiras, etc. compre a melhor marca, pode ser o modelo mais simples, mas da melhor marca. Estas coisas vão ficar lá por anos e anos. E devem durar anos e anos! Falando em hidráulica, tente concentrar os pontos hidráulicos o mais junto possível, inclusive considerando outros cômodos, como banheiros. Vc gasta menos com canalização.
6) Por último, aproveite as novas e fantásticas tintas que tem uma boa sobrevida em ambientes úmidos e use revestimentos cerâmicos somente próximos aos pontos de trabalho da cozinha (pias, fogões..). Mesmo que tenha que pintar com mais frequência que a frequência em que se trocam azulejos, imagine se vc tem um problema hidráulico e precisa quebrar as paredes ?

0 comentários: