quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Projeto Acústico na Igreja Quadrangular de Coité

O projeto acústico de uma edificação visa criar condições para que a edificação proporcione condições de conforto e privacidade adequadas para os diversos ambientes que a compõem.No projeto acústico é estudado o layout definido no projeto arquitetônico, avaliando as qualidades e fraquezas do mesmo em relação a acústica. Além disso são avaliados os sistemas de pisos, paredes internas e externas, hidrossanitário e, quando necessário, o desempenho acústico de ambientes de uso coletivo como salões de festas, espaço gourmet, piscinas, entre outros.
 Visando Um conforto auditivo para seus fiéis , visitantes  e isolamento para aqueles que residem nas vizinhanças da Igreja , a Igreja do Evangelho Quadrangular,  situada no Bairro Alto da colina , Conceição do Coité , Bahia,de uma forma responsável Nos contatou para realizar um projeto acústico de isolamento e conforto as fizemos as medições, com o decibelímetro, na Noite de domingo, do dia 13 de Outubro de 2013, durante o Culto da Família. A igreja passará por ajustes e reformas de instalação de materiais . Para nós é uma honra poder atender e executar tal projeto!




Entendamos o Processo : O isolamento sonoro (ou isolamento acústico) é a não passagem de som de um para outro ambiente, através do uso de diversos materiais: densos, pesados, entre outros, que consigam amortecer e dissipar a energia sonora (chapas metálicas, vidro, madeira maciça, parede de tijolo maciço, mantas de borracha, etc.). Não deve-se confundir isolamento sonoro com tratamento sonoro.
Outro fator que influencia no isolamento é o fato de não se usar apenas uma barreira, mas criar uma sequência de obstáculos para o som ter mais dificuldade de se propagar. Por isso, o uso de paredes duplas, janelas com vidros duplos ou a combinação de materiais de diferentes densidades (porta de madeira com chapa de aço) são muito importantes para se ter um bom isolamento acústico.
Neste caso, é ainda importante fazer os diferentes elementos usados não se tocarem diretamente, usando sempre espumas, borrachas e o que for conveniente para se anular a vibração.
Pelo modo que o som se propaga, cuidado para não deixar nenhum tipo de fresta entre os fechamentos, pois isso pode prejudicar todo o conjunto. Portas e caixilhos devem ter atenção especial, use também espumas e borrachas para se garantir a estanqueidade do ambiente.
O conforto acústico existe quando o ambiente proporciona boa inteligibilidade da fala (ou clareza musical) e ausência de sons indesejáveis no ambiente, criando uma sensação de paz e bem-estar. Dependendo do caso, o conforto acústico pode depender de uma boa absorção sonora, de um eficiente isolamento acústico, ou de ambos simultaneamente.
Os materiais construtivos e de acabamento, a mobília e até mesmo as pessoas presentes exercem influência significativa sobre a acústica de um ambiente. O forro é o elemento que mais contribui para a qualidade da acústica em áreas internas e sua finalidade é absorver os sons e eliminar a reverberação (eco). A aplicação de um forro acústico altera favoravelmente a absorção dos sons aéreos, propiciando uma considerável melhora interna e mais conforto aos usuários.
No entanto, não é possível dizer que a simples instalação de um forro absorvedor acústico será o suficiente para resolver por completo problemas de reverberação. O forro isoladamente não impede a transmissão de sons provenientes de ambientes vizinhos, que passam através de paredes, vãos de piso ou teto, dutos de ar condicionado ou de ventilação e até mesmo pela estrutura da construção, no caso de vibrações causadas por máquinas em geral. Nessas situações é necessário adotar conjuntamente soluções de isolamento acústico, que são barreiras capazes de impedir ou reduzir a transmissão direta do som da fonte até o receptor. As soluções variam conforme o tipo de ruído e a forma de transmissão.



0 comentários: